terça-feira, 29 de março de 2011

como surgiu o telemóvel (celular)


O telemóvel é um objecto muito útil. Quase todas as pessoas têm um. Mas afinal quem o inventou? De onde surgiu a ideia? Em que ano apareceu o primeiro telemóvel celular? Perguntas que vamos esclarecer agora.
Quem inventou o telemóvel?
O inventor do telemóvel foi Martin Cooper, que era director de projecto na Motorola.
Quando foi feita a primeira chamada de um telemóvel?
A primeira chamada feita de um telemóvel celular foi feita no dia 3 de Abril de 1973. Fez no dia 3 de abril de 2003 30 anos que o engenheiro Martin Cooper causou furor em Manhattam. Muitos nova–iorquinos pararam, boquiabertos porque viram um tipo a falar ao telemóvel na rua. Foi a primeira chamada feita de um telemóvel de que há registo. Foi um momento que acabaria de mudar a vida de milhões de cidadãos em todo o mundo.
De onde surgiu a ideia?
A ideia surgiu em 1947, quando alguns pesquisadores se aperceberam, que recorrendo a pequenas células poderiam aumentar a capacidade de comércio dos telefones móveis. No entanto, apesar de aqui estar a base do conceito, ainda não existia a técnica nem a possibilidade de alargar o comércio de conversação, já que a quantidade de chamadas possíveis de realizar ao mesmo tempo era muito reduzida. Foi necessário chegar a 1968, para que se compreendesse que era fundamental incrementar as comunicações móveis, dando frequências e possibilitando a existência de uma rede de comunicações móveis avançada.
Quando surgiu o primeiro telemóvel?
O primeiro telemóvel surgiu precisamente em 1973 quando a Motorola lançou as bases da primeira geração de telemóveis ao anunciar o DynaTACTM Cellular Phone, que pesava 1089 gr. Entretanto, em 1975, é registada a patente do sistema de rádio-telefone de Martin Cooper para a empresa Motorola, que, desta forma, é amplamente considerado o pai do telemóvel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário