terça-feira, 29 de março de 2011

como surgiu o telefone ?

Por volta de 1870, nos Estados Unidos, os telégrafos já estavam incorporados à vida cotidiana. Entretanto, deve-se salientar que este veículo não era socialmente utilizado em larga escala. Talvez seja porque a sociedade necessitava de outro modelo de linguagem mais complexo, mas ao mesmo tempo, mais leve e simples de ser utilizado. Em um determinado momento, surge a demanda de um novo artefato técnico capaz de enviar mensagens múltiplas pelo mesmo fio telegráfico.
Alexander Graham Bell e Elisha Gray, de diferentes maneiras e separadamente, chegaram quase ao mesmo tempo a mesma conclusão: os dois descobriram que uma enorme gama de tons sonoros poderiam ser mandados de uma só vez usando o fio telegráfico. Gray era um inventor consolidado e um experiente pesquisador de eletricidade que viu o telefone como uma extensão do telégrafo. Além disso, Gray considerava que o potencial do telefone serviria para o aperfeiçoamento comercial e para a melhoria da produção industrial. Já Bell, via o novo aparelho como uma extensão do homem. Alexander Graham Bell ganhou a corrida da invenção, provavelmente devido aos seus conhecimentos sobre patologia da fala e de linguagem para surdos. Uma vez ele disse: “Se soubesse mais sobre eletricidade, e menos sobre som, eu nunca teria inventado o telefone”1.
Em 1874, Gray construiu um receptor de voz muito parecido com o usado hoje, com um diafragma vibrante de aço colocado na frente de um ímã. Em 1875, Bell e seu assistente Thomas Watson, construíram um dispositivo parecido, com uma membrana vibratória e uma mola, aquela sendo o transmissor e esta o receptor. A vantagem de Bell sobre Gray foi a velocidade no registro de patentes e, talvez, a diferença bem marcante de pontos de vista sobre o futuro do novo artefato técnico.
Apoiado pelo sucesso do invento na Exposição Centenária da Filadélfia, Bell e Watson formaram a Associação Telefônica Bell. A companhia de telégrafos Western Union aproveitou o momento para tentar inverter a concepção sobre o potencial comercial do telefone. A empresa começou a fornecer aos seus clientes um sofisticado telégrafo com um dispositivo de envio automático que permitia transmitir até sessenta palavras por minuto. Apesar da investida, os clientes ainda preferiam o telefone de Bell.

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